Filtro de Daltonismo

Mecatrônica

CURSOMODALIDADELOCAL DE REALIZAÇÃO
MecatrônicaTécnicoSede
Mecatrônica integrado ao ensino médioMTEC/NovotecCD Sertãozinho – FATEC

Plano de curso MTEC

A Mecatrônica está integrada as tecnologias de mecânica, eletrônica e a tecnologia da informação para fornecer produtos, sistemas e processos melhorados. Sendo uma das áreas mais novas da engenharia em todo o mundo. O domínio integrado dessas diversas tecnologias é o que se pode chamar de Sistemas Mecatrônicos.
Segundo o Comitê Assessor para Pesquisa e Desenvolvimento Industrial da Comunidade Européia (IRDAC) “Mecatrônica é a integração sinergética da engenharia mecânica com a eletrônica e o controle inteligente por computador no projeto de processos e de manufatura de produtos”. Em outras palavras quer dizer que a Mecatrônica é a junção da engenharia mecânica com eletrônica com um controle inteligente por computador, ou seja, é uma máquina que tem tanto partes mecânicas como partes elétricas e sensores que captam informações e as repassam para as partes mecânicas capazes de nos fornecer produtos, sistemas e processos melhorados.
Podemos considerar como um exemplo de sistema mecatrônico uma lavadora de roupas com porta-sabão automático. Esse porta-sabão sabe quanto de sabão colocar em cada ciclo pois ele pesa a quantidade de roupas que tem no cesto. Quer dizer que ela sabe quanto sabão colocar por que existe um sensor abaixo do cesto da máquina que pesa a quantidade de roupas. Depois de pesar a roupa um “computador” processa essa informação e nota quanto de roupa está dentro da máquina, então ele manda um comando para o atuador que despeja a quantidade de sabão necessária para a lavagem correta.
A Mecatrônica funciona como uma espécie de “futuro”. Inicialmente, o curso tem componentes curriculares que envolvem conhecimentos de: cálculo, física, mecânica e elétrica básica. Na parte específica do curso, são introduzidos componentes curriculares que incluem circuitos lógicos, controle de sistemas mecânicos e automação industrial. Como vários componentes do curso envolvem aspectos práticos e experimentais, eles naturalmente incluem aulas em laboratórios específicos.

Os princípios da Mecatrônica são aplicados por esse novo profissional, o TÉCNICO EM MECATRÔNICA; ele usa seus conhecimentos de Mecânica, Eletrônica e Informática para operar, instalar e manter aparelhos de alta precisão, cada vez mais utilizados, depois da transformação que a revolução industrial causou. Uma das grandes transformações pelas quais passou o mundo do trabalho na era moderna foi a expansão da informática em todos os setores produtivos, que tornou algumas funções obsoletas, podendo os trabalhadores destas funções ser substituídos pelas máquinas. O TÉCNICO EM MECATRÔNICA está no centro dessas mudanças, sua especialidade são as máquinas de alta precisão, e são aproveitadas para diversos setores da indústria. Como a automação está cada vez mais presente nas fábricas e nas industrias, a procura por esse profissional é crescente, principalmente na área de indústria automobilista. A área de atuação desse técnico também cresce, atualmente destaca-se na participação do desenvolvimento de projetos de equipamentos inteligentes, projetos de linhas produtivas automatizadas, no desenvolvimento e implantação de softwares para a área industrial e o controle e manutenção de equipamentos.