A Associação de Pais e Mestres da Etec José Martimiano da Silva é uma pessoa jurídica de direito privado e uma instituição auxiliar da escola, com objetivos sociais e educativos, não tendo caráter político, racial ou religioso, sem finalidade lucrativa, designada simplesmente APM, com sede na Rua Tamandaré, 520, Campos Elíseos, Ribeirão Preto, São Paulo.
Dados bancários da APM da Etec José Martimiano da Silva são: Banco do Brasil, Agência: 2890-8; Conta: 2117-2; CNPJ: 49.151.905/0001-51
Composição em 2024:
Diretor executivo: Abel José da Silva, vice-diretor executivo: Domingos Rafael Neto, Secretaria: Mariza Salomão Vinco de Oliveira Campos, diretor financeiro: Eduardo Moscardini, vice diretor financeiro: Janaina Moreira Dias de Souza, Diretor Esportivo e Social: Rodrigo Mateus Silva, Diretor de patrimônio: Marcio Henrique Gomes de Mello. Conselho fiscal Docente: João Ailton Lemos Ferreira, Pai de aluno: Carlos César Rodrigues Coura, Pai de aluno: Marina Muner Kroll
A APM tem como finalidades:
Você pode contribuir participando da composição da APM, como membro, e/ou das ações desenvolvidas pela entidade. Além disso, é possível contribuir financeiramente, através do carnê disposto no Manual do Aluno. A divulgação do balancete do uso do recursos arrecadados ocorre semestralmente na sala da APM.
Uma APM forte reflete-se numa escola estruturada, com mais recursos, maior envolvimento da comunidade, qualidade no ensino e ações de extensão junto à comunidade.
Professores, funcionários administrativos, alunos maiores de 18 anos, pais de alunos e demais membros da comunidade escolar eleitos por seus pares.
I- colaborar com a direção do estabelecimento para atingir os objetivos educacionais propostos pela escola;
II- representar as aspirações da comunidade e dos pais de alunos junto à escola;
III- mobilizar os recursos humanos, materiais e financeiros da comunidade, para auxiliar a escola, no que diz respeito a:
a) a melhoria do ensino;
b) o desenvolvimento de atividades de assistência ao escolar carente, nas áreas socioeconômica e de saúde;
c) a conservação e manutenção do prédio, máquinas e equipamentos e das instalações técnicas;
d) programação de atividades culturais e lazer que envolvam a participação conjunta de pais, professores e alunos;
e) a execução de pequenas obras de construção no prédio escolar, que deverá ser acompanhada e fiscalizada pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação – FDE.
IV- colaborar na programação do uso do prédio da escola pela comunidade, principalmente nos períodos ociosos;
V- favorecer o entrosamento entre pais e professores;
VI- prestar serviços à comunidade, oferecendo cursos, de formação inicial e continuada de trabalhadores, promovendo eventos e outras atividades mediante retribuição financeira, através de convênios, parcerias, termo de cooperação ou de iniciativa própria.